Compartilhar

O que muda com a chegada de um filho?

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 3 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 27/03/2023 | Atualizado em 01/11/2023

Compartilhar

A rotina de um casal muda drasticamente com a chegada de um filho. O tempo que antes sobrava agora tende a faltar. Bem como o dinheiro, se não houver planejamento.

No entanto, esse é um momento singular, e é importante ter a devida preparação para que cada fase seja inesquecível ao lado do novo bebê.

Mas, afinal, quais as mudanças inevitáveis para o casal com a chegada de um filho? Ao longo deste texto, vamos responder a essas perguntas, com destaque para o planejamento financeiro — que é tão necessário, desde o nascimento até a fase adulta dos filhos.

Quais as principais mudanças com a chegada de um filho?

O casal tinha o costume de sair ou fazer pequenas viagens de fim de semana? Não que isso vá acabar, mas a frequência tende a diminuir, pelo menos nos primeiros meses.

Afinal, um filho toma muito tempo. Incluindo banho, troca de fraldas e idas ao hospital, quando ele estiver doente e por aí vai.

Em relação ao sono do casal, ele também vai diminuir com a chegada do filho. Nos primeiros meses, é comum os pais se preocuparem com o bebê, querendo saber se ele está dormindo no berço sem nenhuma dificuldade de respiração, por exemplo.

Mas um ponto muito importante da chegada do novo membro da família é que o casal tem mais propensão ao afeto, entre eles e com o filho. Isso faz toda a diferença na hora de lidar com os momentos bons e difíceis desse novo modelo de vida.

Infográfico: o que muda com a chegada de um filho?

Por que é importante se preparar para chegada de um filho?

Além da nova rotina e dos dias de completa dedicação, as prioridades financeiras tendem a mudar com a chegada de um filho.

A escalada de gastos com fraldas, remédios e outros itens, bem como o momento em que o filho vai precisar frequentar a escola, são alguns exemplos de novos gastos com o bebê.

Se o casal sabe que pode ter dificuldades financeiras quando os filhos vierem, é crucial se planejar.

Na prática, isso consiste, entre outras coisas, em cortar gastos desnecessários ou pensar em alguma forma de elevar a renda. Fazer um seguro familiar também é algo a ser pensado, já que ele garante mais tranquilidade e segurança financeira lá na frente.

Como-trocar-fralda-do-bebe

É verdade que muita coisa se transforma com a chegada de um bebezinho em casa, desde o sono até as prioridades e os gastos. Mas, sem dúvida, o que aumenta sem limites todos os dias é o amor. Aproveite cada minuto e cada fase!