Compartilhar

Como escolher a maternidade ideal? Confira!

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 4 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 28/02/2023 | Atualizado em 28/02/2023

Compartilhar

Saber como escolher a maternidade ideal para a chegada do seu bebê é um momento que pode gerar muitas dúvidas. É verdade que há situações em que as alternativas são mais limitadas, como no caso do SUS em locais onde há hospitais de referência ou para quem conta com um plano de saúde e não há apenas uma opção.

Mas, como ocorre na prática, é preciso considerar as vantagens e desvantagens de cada opção. Para ajudar você nessa decisão, destacamos aqui os principais pontos que devem ser considerados para ter mais segurança, tranquilidade e conforto nesse momento tão especial. Continue a leitura e saiba mais!

O que é uma maternidade?

A maternidade é uma instituição de saúde exclusiva para gestantes ou mulheres que acabaram de ter seu bebê. Uma vez que é restrito a esse grupo de pacientes, os riscos de contaminação são menores e os recursos são especializados.

Por exemplo, as maternidades contam com uma equipe multidisciplinar, como obstetras, pediatras, ginecologistas e até psicólogos. Além disso, elas mantêm uma infraestrutura robusta dedicada às mães caso ocorram complicações, como a UTI Neonatal e a UTI Adulta.

Por que é importante escolher uma boa maternidade?

Muitas das maternidades oferecem uma acomodação com opções bem variadas, com programas atraentes para bebês e gestantes. O mais importante, porém, é a infraestrutura da instituição. 

Avaliando os recursos, você pode garantir que seu parto e os primeiros cuidados com o seu bebê sejam feitos com segurança, qualidade e sem transtornos. 

Como escolher a maternidade do seu filho?

Como escolher a maternidade ideal

Vamos apresentar aqui os principais quesitos para você considerar na hora de escolher uma maternidade. Veja só!

Avaliar a localização da maternidade

É importante que a maternidade seja de fácil acesso tanto para a mãe e o pai, quanto para os familiares que vão visitar.

Mesmo que a data do parto seja planejada (cesárea), é bom lembrar que urgências podem acontecer, exigindo que a mãe seja encaminhada com agilidade. Isso pode ser especialmente útil caso tenha pais idosos, pois a proximidade ajuda nas visitas.

Procurar e visitar todas as opções disponíveis

Você vai perceber que a maior parte das maternidades permite visitas antes do parto. Assim, essa é uma ótima oportunidade de conhecer as instalações, entender como vai ser o trajeto e se familiarizar com as regras da instituição.

Conferir os serviços, tratamentos e especialidades disponíveis

Outro aspecto importante é se informar se os recursos que a maternidade oferece vão suprir as suas necessidades. Gestantes de alto risco, por exemplo, devem verificar se a instituição conta com Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Adulta, bem como um obstetra disponível 24 horas.

Verificar se o seu convênio é aceito na maternidade escolhida

Quando o parto é custeado pelo convênio, é essencial verificar se o plano de saúde vai cobrir a maternidade. Além disso, não deixe de conferir se os serviços que você precisa serão cobertos, como exames, pré-natal, internação hospitalar mais prolongada e UTI Neonatal e Adulta.

Conhecer os alojamentos

É comum que muitas maternidades ofereçam um alojamento conjunto. Nesses casos, o bebê fica ao lado da cama da mãe boa parte da internação, o que é algo ótimo. Então, informe-se se há essa possibilidade ou quais são as alternativas.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender como escolher a maternidade ideal para o seu parto. Considerando todos esses quesitos e avaliando as suas necessidades, será possível chegar a uma decisão mais acertada para que o seu bebê nasça com segurança e tranquilidade.

Quer conferir mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter para não perder nada!