Compartilhar

Como organizar um chá revelação sem comprometer as finanças?

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 8 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 24/02/2023 | Atualizado em 27/02/2023

Compartilhar

Esse é um evento que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, mas como organizar um chá revelação ainda causa dúvidas.

Nele, os amigos e familiares se reúnem para descobrirem, todos juntos (inclusive os pais!), o sexo do bebê, em uma festa animada que reúne as pessoas mais especiais para o casal.

Essa celebração envolve uma surpresa —  a revelação do sexo por meio de balões coloridos, bolo com recheio azul ou rosa, entre outras estratégias —, além de decoração temática e comidinhas gostosas. Por isso, é preciso se planejar para que o gasto não fique exagerado e ultrapasse o orçamento do casal.

Neste post, vamos dar algumas dicas importantes de como organizar um chá revelação sem comprometer negativamente as finanças. Boa leitura!

Envie os convites online

Bom, se você quer preparar um evento bem legal, mas que não deixe ninguém no vermelho, nada melhor do que optar por alternativas gratuitas sempre que for possível. Enviar os convites online, por meio de e-mails e/ou mensagens de WhatsApp, não custa nada além da internet e da eletricidade que você já paga mensalmente.

Existem, ainda, aplicativos, como o Canva, em que é possível criar as artes dos convites de forma customizada e gratuita, sem necessidade de entender de design. Você pode brincar com diversos layouts, fontes e cores até encontrar a opção que mais combine com a sua festa.

Organize o evento em casa

como organizar um chá revelação

Para não gastar além da conta, uma dica é dispensar aquela ideia de realizar o evento em um salão de festas ou em algum outro local alugado. Opte pela sua casa — isso até dá um charme a mais para o evento, ao reunir amigos, familiares e demais pessoas queridas no próprio lar.

Como o chá revelação ocorre em um momento já avançado da gravidez, você não precisa convidar um número muito grande de pessoas. Além de já ser uma etapa da gestação em que ficar muito tempo em pé fazendo sala para dezenas de convidados pode ser cansativo, esse é o momento de priorizar quem realmente esteve presente e fez parte da rede de apoio.

Além de amigos que se enquadram nessa situação, chame apenas os parentes mais próximos. Por isso, caso a sua família seja muito numerosa, evite convidar todo mundo, até para que a casa não vire uma bagunça só.

Caso você more em um prédio, é possível conversar com o síndico e reservar o salão de festas em uma data que seja boa para todo mundo. Aqueles que moram em casas também podem utilizar o quintal para um evento bem prazeroso ao ar livre.

Faça a decoração por conta própria

Continuando as dicas de como organizar um chá revelação gastando pouco, outra boa pedida é apostar em uma decoração DIY, ou “faça você mesmo”. Com um pouco de criatividade e dedicação, tudo é possível.

Chame outras pessoas para ajudar: é uma ótima maneira de chamar amigos e amigas e colocar a conversa em dia. Certamente, pessoas queridas terão prazer em ajudar a organizar esse evento tão importante!

Veja o que dá para fazer sem necessidade de contratar um serviço profissional:

  • prenda alguns buquês de balões, das cores que você quiser;
  • compre aqueles pacotes de forminhas coloridas para colocar os docinhos;
  • pense em algumas frases que instiguem os convidados para a revelação. Depois disso, espalhe os cartazes pelo ambiente. Podem ser até algumas pistas para despertar a curiosidade;
  • forre as mesas com tecido TNT;
  • dá pra encontrar na internet e imprimir vários desenhos fofinhos para compor a decoração;
  • prepare arranjos com flores para as mesas dos convidados.

Em plataformas como o Pinterest, é possível encontrar fotos que mostrem alguns exemplos de decorações simples, mas bastante atrativas, como esta.

Opte por um menu mais simples

A intenção é fazer algo mais econômico, portanto, aquele buffet superespecial com pratos requintados terá que ficar para outro evento. Contudo, é possível optar por um menu simples e de bom gosto, que não deixará a desejar.

Lembre-se de que o principal motivo para eventos como o chá revelação existirem é a possibilidade de reunir as pessoas mais especiais.

Por isso, não precisa ficar constrangido por não oferecer um menu caríssimo: pense que a chegada da criança traz muitos outros gastos, então economizar agora é a melhor decisão para não ter problemas com o planejamento financeiro familiar.

Além disso, todos estarão ansiosos para descobrir o sexo do bebê, então o menu oferecido será apenas um detalhe. Uma alternativa que agrada a muitas pessoas é oferecer aqueles salgadinhos clássicos de festas de crianças, assim como os doces mais apreciados. Algumas opções são:

  • coxinhas;
  • pastéis;
  • empadas;
  • quibes;
  • mini cachorros-quentes;
  • brigadeiros;
  • beijinhos;
  • mousse de limão ou maracujá.

São comidas simples, mas que, além de saborosas, têm o apelo da nostalgia de festas infantis, algo que tem super a ver com o tema da festa. Você pode incluir opções vegetarianas, caso alguns dos convidados sigam esse estilo de vida.

Para as bebidas, além de refrigerantes e sucos, você pode oferecer uma opção de bebida alcoólica, mas lembre-se de que esse evento é focado no bebê. Por isso, ter gente embriagada pelos cantos não é legal. Assim, não é necessário um vasto cardápio de bebidas.

Elabore brincadeiras para entreter os convidados

O chá revelação serve para reunir pessoas queridas e revelar o sexo do bebê, mas isso não significa que essa surpresa precise ser entregue logo de cara. Assim, organize brincadeiras para tornar o evento mais descontraído.

Mesmo pessoas que não gostam tanto assim de brincadeiras em grupo vão entrar no clima para descobrir o sexo da criança.

Uma dica de brincadeira é receber as pessoas pegando os palpites de cada um. Logo na chegada, pergunte a cada convidado qual é o sexo do bebê. Dessa forma, é possível agrupar dois times: o de meninas e o de meninos, fazendo com que desconhecidos quebrem o gelo e entrem na brincadeira.

Outra ideia interessante é pedir para os convidados trazerem fotos impressas de quando eram bebês. Esconda todas em uma caixa e, em determinado momento do chá, faça a brincadeira “Quem é esse bebê?”.

Escolha uma forma criativa de revelar o sexo do bebê

Não tem jeito: quando se pensa em como organizar um chá revelação, o ponto mais importante é a descoberta do sexo do bebê que está chegando. Como os pais, ou ao menos um deles, também não sabe a resposta, será preciso escolher uma pessoa de confiança para liderar a revelação final.

A forma mais comum de revelação é com o recheio do bolo. Quando a mãe e o pai cortarem a primeira fatia, vão mostrar a cor que indica o sexo. Uma opção diferentona é escolher duas cores menos tradicionais para menino e menina e avisar no início da festa.

Como muita gente vai acabar esquecendo da informação de qual cor corresponde a qual, a brincadeira se torna ainda mais divertida e desafiadora.

Outra possibilidade bem legal é rechear o bolo com balinhas de chocolate, na cor escolhida para cada sexo. Também é possível usar balões para fazer essa descoberta, soltando um monte deles quando a tampa da caixa for aberta pelo casal.

Não se esqueça das lembrancinhas

É possível ter um chá revelação barato e ainda garantir lembrancinhas ao final do evento. Algumas opções nesse sentido são:

  • saquinhos de pipoca com corantes multicoloridos;
  • mini-aromatizadores de ambientes;
  • pão de mel embalado;
  • chaveiros infantis;
  • caixinhas com uma mistura de doces e um brinde;
  • sabonetes coloridos em formato de pé de bebê;
  • marcadores de página multicoloridos;
  • cookies;
  • saquinhos de frutas vermelhas.

O importante é colocar a criatividade para trabalhar e pensar em algo que tenha a ver com o tema da festa, mas que também tenha uma boa aceitação entre os seus convidados.

Como um ou mais amigos próximos já saberão o sexo do bebê, é uma boa ideia pedir sugestões a eles — bem como ajuda para organizar o evento.

Agora que você já sabe como organizar um chá revelação gastando pouco, poderá colocar essas dicas em prática e fazer uma linda festa.

Lembre-se de que o valor da celebração está na presença de pessoas queridas, comemorando juntas a chegada de mais uma vida neste mundo! Por isso, não se preocupe tanto com o porte da festa. É perfeitamente possível gastar pouco e ainda curtir muito.

Depois de organizar o chá revelação e curtir muito os últimos meses da gestação, é hora da chegada do bebê! Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as dicas!