Compartilhar

Como montar a lista para o enxoval do bebê? Confira!

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 4 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 27/02/2023 | Atualizado em 27/02/2023

Compartilhar

Ter um filho proporciona muitas alegrias e transformações em qualquer família. Ao mesmo tempo, representa um aumento nas despesas desde antes do nascimento da criança. Portanto, é fundamental começar a organizar a lista para o enxoval do bebê com uma boa antecedência.

Afinal de contas, não são poucos os itens que precisam fazer parte dela. Com um bom planejamento, você consegue providenciar tudo com a tranquilidade necessária para um momento tão especial.

Para ajudar você nesse processo, trouxemos algumas informações sobre como montar a lista para o enxoval do bebê e conseguir adquirir todos os itens. Confira!

Planejamento financeiro é importante para o enxoval do bebê

Fazer um planejamento financeiro é essencial para evitar problemas com o orçamento em todos os aspectos da vida. Com a chegada de um bebê, não é diferente. É preciso saber o valor da despesa de antemão para conseguir arcar com ela sem que isso comprometa o pagamento das outras contas, que continuam chegando.

Desse jeito, o planejamento também ajuda a evitar novas dívidas, mantendo os gastos dentro do orçamento. A família, então, pode garantir tudo o que a criança precisa sem ter que colocar a organização financeira em risco.

Como fazer um planejamento financeiro para enxoval?

Caixa com itens da lista para o enxoval do bebê como roupa, sapato e ursinho

Para você não ter complicações ao providenciar o enxoval, separamos algumas dicas que certamente vão ajudar.

Elabore a lista

Para começar, coloque na ponta do lápis todos os itens que compõem um enxoval. Em seguida, defina quantidades de cada um e tente estabelecer quais deles de fato são essenciais e os que não prioritários.

Lembre-se de que não precisa comprar tantas roupas e fraldas para recém-nascido, pois os bebês crescem depressa, sendo preciso ajustar o tamanho.

Pesquise locais para fazer o enxoval

Embora seja mais prático comprar tudo em um só lugar, você vai economizar mais se comparar os valores em várias lojas. Assim, pegue a sua lista para o enxoval do bebê e faça algumas pesquisas para saber quanto vai gastar, em média, e quais estabelecimentos têm as melhores ofertas.

Analise a sua situação financeira

Depois de saber quanto vai custar o enxoval da criança, o próximo passo é analisar as suas finanças e encontrar a melhor forma de adquirir tudo o que precisa. Se tiver uma reserva financeira, é uma boa ideia comprar tudo à vista. Caso não seja possível, observe as taxas de juros do cartão de crédito antes de contrair dívidas.

O que não pode faltar na lista para o enxoval do bebê?

Como dissemos, alguns itens do enxoval são mais importantes do que outros. A seguir, destacamos o que não pode faltar na sua lista. Confira:

  • fraldas descartáveis e de tecido;
  • mantas;
  • vestuário (roupas, meias, toucas, luvas, sapatos etc.);
  • lençóis e cobertores para berço;
  • travesseiro e fronhas;
  • berço, colchão e tela protetora contra insetos;
  • toalhas de banho;
  • banheira;
  • produtos de higiene (sabonete líquido, hidratante, lenços umedecidos, etc.);
  • pente e escova de cabelo;
  • mamadeiras;
  • kit de manicure;
  • brinquedos.

Ter um planejamento financeiro vai ajudar você a garantir todos os itens da sua lista para o enxoval do bebê, além de permitir que, com o tempo, faça um bom investimento familiar.

Assim, você terá todas as condições de realizar outros sonhos junto com as pessoas que são mais importantes na sua vida.

Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter e acompanhe outras publicações como esta!