Compartilhar

10 ideias de nomes para menino para você escolher

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 7 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 20/03/2024 | Atualizado em 14/03/2024

Compartilhar

Escolher entre nomes para menino é uma das primeiras e mais significativas decisões que você tomará como pai ou mãe. Além disso, é um ritual emocionante, cheio de expectativas e que será a primeira grande decisão tomada em relação àquela criança. 

Portanto, para te ajudar nessa jornada especial, reunimos uma lista cuidadosamente selecionada de nomes de meninos, cada um com sua própria história e personalidade. Traremos também os significados deles e algumas dicas sobre o que considerar na hora de fazer essa escolha!

Então, tudo pronto para descobrir quais são os nomes para menino que selecionamos para você? Continue a leitura e se prepare com ideias para esse momento tão importante na chegada do seu bebê!

O que considerar na hora de escolher o nome perfeito?

O gosto pessoal conta (e muito!) nessa hora, mas não é tudo. Sendo assim, confira algumas características importantes a serem consideradas durante a escolha entre os nomes de meninos.

Significado

Muitos nomes para meninos têm significados profundos e raízes culturais que podem ser uma fonte de orgulho e identidade para a criança. Por exemplo, “Miguel” e “Davi”, assim como outros nomes da nossa lista, são nomes bíblicos e têm um forte apelo religioso.

Pronúncia e sonoridade

Escolha um nome que tenha uma sonoridade agradável e que seja fácil de pronunciar em português. Teste o nome com amigos, conhecidos e familiares para garantir que ele seja fácil de entender e se encaixe bem com o sobrenome da família.

Facilidade de escrita

Alguns nomes são simplesmente muito complicados. E, embora isso não seja um problema em si, pode gerar complicações ao longo da vida. Imagine soletrar nomes longos e complexos sempre que for necessário? Pode ser bastante inconveniente!

Originalidade

Existem pais que preferem nomes clássicos e atemporais, enquanto outros optam por nomes mais únicos e pouco comuns. Portanto, essa é uma escolha muito particular. Então, não há um certo ou errado nesse contexto.

Compatibilidade com o sobrenome

Dê uma conferida na sonoridade do nome escolhido com o sobrenome da família. Além disso, tenha cuidado para evitar ideias que podem soar como “duplo sentido” ou abrir portas para brincadeiras desagradáveis.

Avaliação dos riscos para o futuro

Por falar em trocadilhos, fique sempre de olho no bullying. Infelizmente, ele existe, e as crianças não estão imunes a isso. Sendo assim, priorize nomes que não deem brechas para brincadeirinhas que possam machucar e prejudicar o desenvolvimento do seu garoto ao longo dos anos.

Potencial de apelidos

Algumas pessoas adoram apelidos. Então, outra coisa a se considerar é se os nomes que você está pensando têm ou não versões carinhosas que podem ser utilizadas caso alguém deseje. Contudo, não é uma regra. Mas, se você é desse time, vale a pena pensar nisso.

Quais são as ideias de nomes para menino?

10 ideias de nomes para menino

Não sabe como escolher nomes para meninos? Conheça algumas alternativas para inspirar você!

1. Miguel

O nome Miguel tem origens hebraicas e significa “quem é como Deus” ou “aquele que se parece com Deus”. Na tradição cristã, Miguel é considerado o líder dos exércitos celestiais e é um arcanjo, tornando o nome comum em várias culturas ao redor do mundo.

Portanto, temos um nome bíblico muito popular, que tem sido cada vez mais utilizado na nova geração.

2. Davi

Agora, falaremos sobre um nome de personalidade grandiosa. Davi tem origens hebraicas, sendo derivado da palavra “dawid”, que significa “amado” ou “querido”.

Este é um nome muito significativo na tradição judaico-cristã, referindo-se ao famoso rei de Israel conhecido por sua coragem e fé. Além disso, é muito popular e simboliza características como força e personalidade.

3. Gabriel

Gabriel também tem raízes hebraicas e significa “homem de Deus” ou “Deus é a minha força”. Na tradição religiosa, Gabriel é considerado um arcanjo e mensageiro divino, frequentemente associado a anúncios importantes e revelações.

É um nome atemporal, utilizado há muitas e muitas gerações. Assim, nunca sai de moda e pode ser usado tranquilamente em qualquer situação.

4. Arthur

Depois de um nome de anjo, é hora de falar sobre um digno de reis. Arthur tem origens celtas e significa “urso”, simbolizando força e coragem, trazendo consigo bastante personalidade.

Esse nome tem uma longa história na mitologia e na literatura, sendo associado a personagens lendários e, claro, a reis, como o Rei Arthur de Camelot.

5. Lucas

Lucas tem raízes gregas e significa “luminoso” ou “brilhante”. Na tradição cristã, Lucas é também o nome de um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, autor do Evangelho segundo Lucas e dos Atos dos Apóstolos.

Essa é uma alternativa interessante para quem gosta de nomes compostos, inclusive. É possível fazer combinações criativas até mesmo com outras opções desta lista.

6. Matheus

Superpopular, Matheus é uma variação do nome Mateus, que tem origens hebraicas e significa “dádiva de Deus” ou “dom de Deus”. Na Bíblia, Mateus é um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, aumentando seu significado para os cristãos.

Lembrando que ele pode ser escrito tanto como Matheus quanto Mateus. Não há certo ou errado, apenas preferências.

7. Pedro

Pedro tem origens gregas e significa “pedra” ou “rocha”. Na tradição cristã, Pedro é um dos discípulos mais proeminentes de Jesus e uma figura-chave no estabelecimento da igreja cristã primitiva.

Esse é mais um exemplo de nome que vai superbem com outros nomes! Henrique, Augusto, Paulo, Lucas, Miguel… são várias opções!

8. Guilherme

Guilherme tem raízes germânicas e significa “protetor decidido” ou “resoluto protetor”. O nome é comum em várias culturas europeias e tem sido usado por muitos reis e líderes ao longo da história.

No Brasil, este é um nome popular, mas que ainda é relativamente menos comum que os demais. Por isso, é uma opção válida para quem deseja algo clássico, mas não tão difundido.

9. Gustavo

Entre os nomes para meninos, Gustavo tem origens suecas. Significa “staff of the Goths” (cetro dos godos) em sueco antigo. É um nome da realeza, usado por vários reis da Suécia e da Dinamarca. Também é popular em outros países europeus. Ele é bem popular aqui no Brasil e também combina muito para a criação de nomes compostos.

10. Rafael

Para finalizar, temos outro nome de anjo, um dos mais populares do país e também um dos mais bonitos. Rafael tem origens hebraicas e significa “Deus curou” ou “cura de Deus”. Na tradição religiosa, Rafael é um dos sete arcanjos e é frequentemente associado à cura e proteção divina.

A escolha entre os nomes para menino é uma das decisões mais importantes e emocionantes que os pais enfrentam. É uma maneira de dar identidade e significado ao novo membro da família. Por isso, tome essa decisão com cautela e pense bem!

Para mais informações úteis sobre a jornada da maternidade, não deixe de conferir a calculadora de fraldas da MAG Seguros, que pode ajudar a simplificar essa fase maravilhosa da vida.