Compartilhar

Conheça 8 dicas de como fazer o desfralde

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 6 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 31/10/2023 | Atualizado em 29/10/2023

Compartilhar

Chegou aquele momento em que precisa descobrir como fazer o desfralde? Receba todas as dicas agora mesmo no post!

O adeus às fraldas é uma etapa essencial no desenvolvimento da criança, mas também pode ser um momento de muitas dúvidas e inseguranças para os pais. Saber o tempo certo e como fazer o desfralde de uma forma respeitosa e eficiente pode ser um desafio.

Ao longo deste texto, vamos destacar algumas dicas essenciais para auxiliar você nessa etapa tão importante da vida dos pequenos. Continue a leitura e descubra como tornar o desfralde mais tranquilo e bem-sucedido para todos!

O que é o desfralde?

Esse é um processo em que o seu filho deixa de utilizar as fraldas e começa a usar o vaso sanitário ou o penico para fazer as suas necessidades fisiológicas. Ele é uma transição importante na vida da criança. Afinal, marca o início da sua independência.

Geralmente, o desfralde ocorre por volta dos dois a três anos. Mas cada criança tem as suas particularidades, e, por isso, o momento pode variar.

Por que fazer o desfralde?

O desfralde é uma etapa indispensável no desenvolvimento infantil, pois representa uma importante conquista na sua autonomia e nas habilidades de autocuidado.

Além disso, esse processo traz benefícios tanto para a criança quanto para os pais e o meio ambiente. Veja, a seguir, a importância e as vantagens do desfralde:

  • independência e autoestima: ao deixar de usar fraldas, o seu filho desenvolve uma maior sensação de independência e autoestima. Afinal, percebe que é capaz de realizar sozinho uma tarefa fundamental;
  • economia financeira: você sabe que as fraldas são um gasto significativo no orçamento. Com o desfralde (ao menos o diurno, que costuma acontecer primeiro), essa despesa é reduzida consideravelmente, aliviando o orçamento familiar;
  • benefício ao meio ambiente: o impacto ambiental causado pelas fraldas descartáveis é surpreendente. Imagine, por exemplo, que um bebê usa, em seu primeiro ano de vida, cerca de 2.500 fraldas, que demoram centenas de anos para se decompor;
  • preparação para a fase escolar: algumas instituições de ensino requerem que as crianças já estejam desfraldadas para ingressar na educação infantil. Dessa forma, o processo prepara o pequeno para essa nova fase da sua vida.

Principais dicas de como fazer o desfralde

Saber como fazer o desfralde é essencial e requer atenção, paciência e cuidado. A seguir, confira algumas dicas fundamentais para ajudar você e o seu filho.

1. Certifique-se de que a criança está pronta

O primeiro passo para que essa transição seja eficiente é identificar se a criança está pronta. Nem todas estão preparadas para o desfralde ao mesmo tempo, e forçá-las antes da hora pode ser contraproducente. Veja algumas indicações de que o seu bebê está preparado para o desfralde:

  • demonstra interesse pelo banheiro ou vaso sanitário;
  • fica um período mais longo com a fralda seca;
  • tem desconforto com fraldas sujas e interesse em ficar limpo;
  • consegue nomear o xixi e o cocô e se comunicar sobre eles.

2. Escolha o momento adequado

Além de se certificar de que o bebê está pronto para essa etapa, escolher o momento adequado é essencial.

Evite períodos de grandes mudanças na vida da criança, como fazer o desfralde na chegada de um irmãozinho ou uma mudança de casa. Isso pode gerar estresse e dificultar o processo.

Muitos papais e mamães também evitam fazer o desfralde no período do frio, para evitar muitas roupas e lençóis molhados nessa época.

3. Compre roupas íntimas

Investir em peças íntimas pode ser uma excelente estratégia de como fazer o desfralde, já que elas permitem que o seu filho sinta a umidade, caso ocorra algum acidente, o que pode ajudá-lo a identificar a necessidade de ir ao banheiro.

Lembre-se de comprar uma grande quantidade, pois a tendência é molhar bastante. Principalmente nos primeiros dias.

Além disso, as fraldas de treinamento podem ser uma opção intermediária entre as fraldas tradicionais e as calcinhas ou cuequinhas.

4. Dê segurança à criança

O processo do desfralde pode ser assustador para algumas crianças, pois representa uma mudança significativa em sua rotina e autonomia.

Por isso, é importante oferecer segurança e apoio emocional, elogiando os seus esforços, sendo paciente com os acidentes e não criando uma atmosfera de pressão. Essas são atitudes importantes para que o pequeno se sinta seguro e confiante.

5. Estabeleça uma rotina e horários regulares

Estabelecer uma rotina e horários regulares para ir ao banheiro pode ajudar a criança a se adaptar ao desfralde.

Leve-a ao banheiro em momentos estratégicos, como ao acordar, antes de dormir, após as refeições e sempre que ela demonstrar sinais de que precisa. A consistência nesses momentos pode facilitar o aprendizado e a adaptação ao novo hábito.

6. Use reforços positivos

Os reforços positivos são excelentes aliados na hora de entender como desfraldar. Elogiar e recompensar a criança quando ela utilizar o banheiro corretamente pode estimular comportamentos desejados.

Por outro lado, é importante evitar repreensões ou qualquer tipo de punição em caso de acidentes. Afinal, isso pode gerar ansiedade e dificultar o processo.

como fazer o desfralde mag

7. Não desista

O desfralde pode ser um período cheio de altos e baixos. É natural que ocorram alguns acidentes e retrocessos ao longo do caminho. Nesses momentos, não desista e mantenha uma atitude encorajadora.

Cada criança tem o seu próprio ritmo de aprendizado — e a persistência, a paciência e o carinho dos pais são essenciais para o sucesso.

8. Crie um ambiente apropriado

Preparar um ambiente apropriado para o desfralde pode fazer toda a diferença. Coloque um penico ou um redutor de assento para o vaso sanitário e deixe tudo organizado de um jeito fácil e acessível, para que a criança consiga usar o banheiro de forma independente.

Lembre-se de que, muitas vezes, ela já vai chegar ao banheiro apertada. Por isso, quanto mais pronta estiver a estrutura, melhor!

Além disso, é recomendado tornar o ambiente mais atrativo e convidativo. Alguns pais utilizam adesivos ou papéis higiênicos coloridos para tornar esse momento mais lúdico e divertido. Esses detalhes podem fazer o seu filho se sentir mais à vontade e animado para usar o banheiro.

Entender como fazer o desfralde é uma etapa emocionante e desafiadora na vida da criança e dos seus pais.

Ao seguir as nossas dicas, você terá mais preparo para enfrentar esse processo de uma forma positiva, respeitosa e eficiente.

Considerar o tempo e as necessidades individuais do pequeno é fundamental para o sucesso. Bem como oferecer todo o apoio e incentivo para que ele alcance essa importante conquista no seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe como desfraldar, que tal conferir um artigo sobre outro tema bastante desafiador? A alimentação! Baixe o e-book com 20 receitas saudáveis e fáceis de fazer!