Compartilhar

Primeiros cuidados com recém-nascido após o parto 

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 4 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 14/05/2024 | Atualizado em 14/05/2024

Compartilhar

Quais são os primeiros cuidados com recém-nascido após o parto?  

Bom, em primeiro lugar, cuidar de um recém-nascido é uma experiência repleta de cuidados e emoções, especialmente para os pais de primeira viagem.  

Os primeiros dias após o parto são repletos de perguntas: como garantir o conforto do bebê, proporcionar um sono tranquilo e de quanto em quanto tempo ele precisa ser alimentado?  

Para ajudar nesse momento tão especial, preparamos algumas dicas essenciais para que os pais possam desfrutar ao máximo dos momentos mágicos ao lado do seu bebê.  

Vamos explorar juntos os cuidados imediatos fundamentais para o bem-estar do recém-nascido? 

Quais são os cuidados imediatos ao RN após o nascimento? 

Nos primeiros 28 dias, o cuidado com o bebê é fundamental, pois é nesse período que ele é mais frágil e requer atenção especial. Dessa forma, é muito importante garantir com que a criança se sinta amparada e amada.  

Então, não tenha medo de pegá-la no colo, a posição ideal para dar o banho, brincar e cantarolar.  

Vai ser através desses pequenos gestos de carinho que a relação com o recém-nascido vai crescendo e os laços se tornar mais fortes. Se você é mãe ou pai de primeira-viagem, confira os principais cuidados que preparamos: 

Sono do recém-nascido 

É importante ressaltar que não é recomendado que o bebê durma na cama dos pais. O ideal é que ele seja colocado no berço ou no carrinho, dentro do quarto dos pais, para que possam monitorá-lo de perto e agir rapidamente caso ocorra algum imprevisto, como engasgar, por exemplo. 

Outra dica é evitar o superaquecimento da criança, então o ideal é agasalhá-la de acordo com a temperatura. 

Muito importante também é que a criança durma na posição de barriga para cima até o quinto mês de vida. Evite bichinhos de pelúcia, almofadas, cobertores ou travesseiros, ou seja, qualquer objeto que possa causar um sufocamento. 

Quando nos referimos a quantidade de horas, os bebês podem dormir de 16 a 20 horas por dia, dentro de um espaço de tempo de 3 a 4 horas. Se puder controlar a temperatura do quarto, tente manter em torno de 22ºC. 

Hora do banho! 

A hora do banho para o recém-nascido é um dos momentos que mais exigem cuidado por parte do pais. Antes de começar, verifique se as janelas estão fechadas para evitar a passagem de uma corrente de ar. O ideal também é que a temperatura da água esteja em torno de 35ºC a 36ºC. 

Procure deixar por perto objetos como toalhas, roupas, sabonete, fralda, algodão, e entre outros. Após o término do banho, procure enxugar todas as dobrinhas do bebê, inclusive o umbigo.  

O tempo ideal para o banho do bebê é de aproximadamente 10 minutos. Isso garante que ele não fique cansado e que a água permaneça na temperatura adequada. Muitos pais optam por realizar esse momento no final do dia ou à noite, pois ajuda o recém-nascido a relaxar. 

Por último e não menos importante, se o umbigo do bebê ainda não caiu, é importante limpar a região com álcool 70% e cotonete. Na direção da base para o coto e, principalmente, na junção da pele da base com o coto. 

Amamentação 

Amamentar é um dos cuidados essenciais para o recém-nascido, pois o leite materno fornece anticorpos fundamentais para protegê-lo contra diversas doenças, além de ser uma fonte completa de alimento.  

Vale ressaltar que a saúde da mãe também se beneficia com a amamentação, pois ajuda na recuperação do útero no pós-parto, reduzindo o risco de anemia e outras doenças crônicas. Além disso, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. 

Viu que os primeiros cuidados com recém-nascido após o parto pode ser mais simples do que imagina?!  

Aproveite também e baixe gratuitamente o e-book sobre como mandar bem sendo pai de primeira viagem. O influenciador, Thiago Queiroz, muito conhecido como Paizinho, Vírgula! preparou um material completo só para você! 

mande bem como pai de primeira viagem com a ajuda do palestrante, Thiago Queiroz