Compartilhar

6 cuidados com o banho do bebê

Jornadas da Vida - Bebê a Bordo Por Jornadas da Vida – Bebê a Bordo
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 7 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 13/11/2023 | Atualizado em 07/11/2023

Compartilhar

Preparamos uma lista com 6 cuidados com o banho do bebê pra te ajudar nessa tarefa tão importante pra família, confira!

O banho do bebê é um dos momentos mais especiais e íntimos entre pais e filhos. Além de ser essencial para a higiene do pequeno, ele também proporciona uma oportunidade única de fortalecer os laços afetivos com o recém-nascido.

Mas para muitos pais de primeira viagem, essa pode ser uma etapa desafiadora, que gera insegurança e preocupação.

Por isso, é fundamental conhecer os procedimentos adequados para deixar esse momento mais tranquilo e seguro.

Para descobrir 6 dicas de como tornar o banho mais prazeroso tanto para o bebê quanto para você, confira todos os tópicos a seguir!

1. Tenha atenção aos produtos utilizados no banho do bebê

Na hora do banho do bebê, a escolha dos produtos adequados é fundamental para proteger a pele do seu filho e evitar possíveis irritações — já que ela é bem mais sensível do que a nossa. A seguir, listamos alguns itens essenciais. Confira!

Sabonete líquido neutro

Opte por um sabonete líquido neutro, especificamente formulado para bebês, que não contenha corantes, fragrâncias ou ingredientes agressivos. Aposte em produtos neutros, pois eles ajudam a limpar a pele delicada da criança sem causar irritações.

Shampoo suave

Para lavar os cabelos finos e delicados do bebê, escolha um shampoo suave. Evite produtos que contenham substâncias químicas agressivas, que podem causar irritações nos olhinhos.

Quer facilitar esse momento? Existem alguns produtos feitos para lavar todo o bebê, da cabeça aos pés. Lembre-se de procurar por aqueles que podem ser usados desde o primeiro dia de vida.

Toalha macia, fralda e roupa limpa

Após o banho, envolva o bebê em uma toalha macia e seca, especialmente nas épocas mais frias. Para não se complicar, antes de começar o banho, você pode deixar tudo pronto no local em que vai vestir o bebê, como pomada, fralda, roupa e meia.

2. Preste atenção na temperatura da água

A temperatura da água para banho de bebê é um aspecto crítico e deve ser rigorosamente controlada para garantir a segurança e o conforto do pequeno. Veja as orientações a seguir para garantir a temperatura adequada!

Verifique a temperatura antes de começar

Antes de colocar o seu filho na banheira, teste a água com o antebraço ou o cotovelo para garantir que esteja morna, em torno de 37° C. A água muito quente pode causar queimaduras, e a água fria pode ser desconfortável e causar arrepios.

Use um termômetro de banho

Para ter uma maior precisão, considere investir em um termômetro apropriado. Isso ajudará você a monitorar a temperatura da água de uma forma mais eficaz.

3. Lave a cabeça do bebê com cuidado

Lavar a cabeça do pequeno requer atenção e delicadeza. Afinal, o couro cabeludo da criança é sensível e propenso ao ressecamento. Nos tópicos a seguir, listamos algumas dicas de banho do bebê para você conseguir lavar a cabecinha dele de forma adequada. Continue a leitura!

Use uma quantidade mínima de shampoo

O couro cabeludo do bebê ainda está desenvolvendo as suas características naturais de proteção. Assim, é essencial utilizar uma quantidade pequena de shampoo suave para evitar o ressecamento.

Massageie suavemente o couro cabeludo

Com movimentos delicados e circulares, massageie o couro cabeludo do pequeno com as pontas dos dedos. Isso ajudará na limpeza e estimulará a circulação sanguínea.

Aquelas casquinhas que podem surgir na cabeça do bebê, chamadas de crosta láctea, não são sinal de sujeira e não precisam de nenhum tratamento ou cuidado especial.

A lavagem suave, seguida do uso de um pente próprio para recém-nascido, vai ajudar a removê-las, e elas desaparecem naturalmente em algumas semanas.

4. Torne o banho uma experiência calma para o bebê

O banho pode ser uma experiência assustadora, especialmente para os recém-nascidos. Mas existem estratégias que podem ser adotadas para acalmá-los e deixar o momento mais tranquilo. Veja só!

Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina para o banho pode ajudar o bebê a se sentir mais seguro e prever o que está por vir. Inclusive, os bebês adoram rotinas! Mantenha um horário regular para o banho, se possível, para que ele se acostume com a ideia.

Fale suavemente e cante

A voz dos pais pode ser extremamente reconfortante para o filho. Durante o banho, fale com ele em um tom suave e cante canções de ninar para ajudá-lo a se acalmar.

Ofereça brinquedos seguros

Algumas crianças podem se sentir mais relaxadas quando têm algo para segurar ou brincar durante o banho. Certifique-se de que os brinquedos sejam adequados para a idade e fáceis de limpar.

5. Mantenha o ambiente seguro

Durante o banho da criança, é essencial garantir que o local seja seguro para evitar acidentes. Nos próximos tópicos, você vai conferir algumas dicas adicionais para manter o bebê em segurança nessa hora.

banho do bebê mag

Nunca deixe o bebê sozinho na banheira

Por mais que seja tentador pegar rapidamente algo que esqueceu em outro cômodo, nunca deixe o bebê sozinho na banheira, mesmo que a água esteja rasa.

Ele pode se mover inesperadamente e, até mesmo, uma pequena quantidade de água pode ser suficiente para representar um risco de afogamento. Caso seja essencial sair do ambiente, leve a criança com você: enrole-a em uma toalha e leve-a no colo.

Mantenha todos os itens essenciais próximos

Antes de começar o banho, certifique-se de ter todos os itens essenciais ao alcance das mãos, para que você não precise se afastar do bebê.

Tenha o sabonete, shampoo e toalha organizados próximos à banheira. Isso não apenas facilita o banho, mas também evita que você precise se afastar do seu filho em um momento importante.

6. Tenha cuidado com a pele do bebê após o banho

Após os cuidados com o banho do bebê, é fundamental dedicar uma atenção especial à pele delicada do pequeno para mantê-la saudável e hidratada. Pensando nisso, temos mais duas dicas importantes. Não perca!

Hidrate com um creme ou loção suave

Logo após a secagem com a toalha, aplique um creme hidratante suave e específico para bebês. Isso ajuda a reforçar a barreira cutânea natural e prevenir o ressecamento, mantendo a pele macia e saudável.

Preste atenção especial às áreas de dobras

Áreas como pescoço, axilas e virilhas merecem uma atenção especial após o banho porque podem acumular umidade, facilitando a irritação e o surgimento de assaduras. Por isso, é importante secá-las cuidadosamente e aplicar um pouco mais de creme ou pomada.

O banho do bebê é um momento especial e deve ser aproveitado plenamente. Com os cuidados adequados, ele pode ser uma experiência tranquila e prazerosa para todos.

Siga as nossas dicas para garantir a segurança e o bem-estar durante o banho e não esqueça de observar as reações do seu filho (e as suas necessidades individuais) para tornar essa experiência positiva e amorosa.

Agora que chegamos ao fim deste conteúdo, não deixe de conferir, no próximo texto, quais são as fases do sono do bebê. Você vai adorar entender melhor o tema!